domingo, 1 de abril de 2012

Como usar o Pinterest para incrementar os negócios da empresa


Profissionais fornecem 14 sugestões para ajudá-lo a usar o boletim virtual ou "mural" para promover a sua marca e atrair tráfego para o seu site ou os da sua empresa.



Sem dúvida você já deve ter ouvido falar do Pinterest, o "mural virtual" (ou "scrapbook online") sensação da mídia entre as redes sociais no momento.

O Pinterest é a rede social de crescimento mais rápido, e durante os últimos meses vem gerando mais tráfego do que o Twitter, o LinkedIn ou o Google+. Estudo publicado pelo Huffington post, revela que o Pinterest cresceu 2702,2% em número de visitantes desde maio de 2011. Os usuários passam em média 15,8 minutos interagindo no pinterest, enquanto contra aproximadamente 12 minutos no Facebook. Além disso, o Pinterest é o site preferido por mulheres dos 25 aos 34 anos.

A indústria justifica o rápido crescimento do Pinterest por ter sido adotado por usuários comuns, não os pequenos grupos de entusiastas da tecnologia – os early adopters.

De fato, ele não foi concebido como uma ferramenta comercial (a empresa afirma que o site não deve ser usado para autopromoção), mas isso não impediu que os varejistas e empresas com inclinação visual se instalassem por lá para fazer negócios.

Para ajudá-lo a determinar se o Pinterest é ou não adequado à sua empresa e saber como usar essa ferramenta para atrair tráfego para o seu site ou loja online, a CIO.com entrevistou diversos profissionais do Pinterest e compilou 14 formas de tornar a sua empresa "pinteressante".


1. Decida se o Pinterest combina com a sua marca

"Antes de mergulhar no mais novo sugador de tempo da internet, é importante determinar a compatibilidade da sua marca com a plataforma", diz Heather Sundell, gerente de marketing da The Search Agency, uma agência de marketing e pesquisas integradas.

"A sua marca é visual? O Pinterest é baseado em coisas bonitas. Se você não possui um produto visualmente atraente, terá dificuldades e poderá ter problemas para ganhar força", ela adverte.

Sundell aconselha também que as empresas examinem atentamente seus recursos de marketing, "visto que construir e manter uma nova presença social consome tempo e recursos humanos. Se os seus recursos já andam escassos, talvez não valha a pena o esforço, ou não seja a hora certa de iniciar uma campanha no Pinterest".


2. Seja convidado

Atualmente, o Pinterest é exclusivo para convidados. Apesar disso, é fácil descolar um convite. Peça a algum conhecido que já seja membro do Pinterest para lhe enviar um convite, ou solicite um convite através do site.


3. Seja postado

Adicione um botão "Pin it" às páginas de seus produtos para que visitantes e clientes possam postá-los no Pinterest. Além disso, implemente um botão "Seguir no Pinterest" em seu website, juntamente com os botões do Facebook, Twitter e Google+. E finalmente, instale um botão "Pin it" na barra de ferramentas de seu navegador (ou no navegador dos funcionários que estarão encarregadas do Pinterest) para poder postar imagens com facilidade.

Observação: Todos os botões podem ser encontrados na página Goodies do Pinterest e são fáceis de instalar.


4. Saiba o que os seus clientes procuram e crie murais adequados

"Crie murais que combinem com o estilo de vida que os seus clientes procuram. Poste muitas imagens que combinem com esse estilo de vida, e não apenas os seus próprios produtos/imagens", diz Amanda Cook, diretora da VSF Wellness. "Ao criar murais relacionados ao estilo de vida ou aos interesses dos usuários da sua marca, e não apenas aos seus produtos, você mostrará aos clientes que os compreende".


5. Categorize seus murais

"Se categorizar cada página ou postagem, mais pessoas verão as suas postagens, e se mais pessoas se interessarem pelas suas postagens, você terá mais seguidores", diz Sam Delijani, proprietária da joalheria e loja online DeBebians, cujo site do Pinterest tornou-se um dos principais referenciadores da loja, após apenas do Facebook. Por exemplo: "vejo muita gente postando itens relacionados a casamentos, mas não incluem a página na categoria adequada. Isso não é lá muito inteligente".


6. Conte uma história

"Cada mural deve ter um tema e contar uma história sobre o espírito e a personalidade dos seus produtos", diz Cathe Huynh-Sison, diretora de criação da Feterie, uma papelaria moderna, que posta na conta da Feterie's Pinterest e também em uma conta pessoal do Pinterest. Cathe afirma que desde sua estreia no Pinterest, a Feterie teve um aumento de 30 a 40% no tráfego. "Nós complementamos a história da Feteria com postagens de outras origens, de modo a criar toda uma visão. Os seus murais não devem tratar apenas dos seus produtos, pois nesse caso serão apenas anúncios publicidade, e isso desencorajará os consumidores. A mesma regra geral é aplicável às descrições de cada postagem de seu website".


7. Crie conteúdo exclusivo para o Pinterest

"Por que devo seguir uma empresa no Pinterest, se posso ver as mesmas coisas no Facebook?", questiona Annalise Kaylor, diretora de mídias sociais da Intrapromote LLC , uma agência especializada em pesquisas. "Dê ao seu público um motivo para segui-lo em um novo canal".


8. Publique imagens "Pinteressantes"

"Imagens vibrantes, bem iluminadas e com composições interessantes capturam a atenção de quem as vê", diz Phil Rampulla, fundador do The Material Group, um estúdio de desenvolvimento e design interativo. Ele também aconselha a usar "uma composição vertical, já que o layout de navegação atual do Pinterest favorece as imagens verticais".

"Creio que a fotografia seja o mais importante para que seus itens sejam notados e postados no Pinterest", concorda Beth Quinn, proprietária da Beth Quinn Designs, LLC . "Fotos chamativas geram mais interesse, e quando você usa acessórios e publica fotos esteticamente agradáveis, maiores são as chances de que sejam postadas por outras pessoas".

Quinn sabe do que está falando: seu colar "Be passionate, be fearless, be strong", fotografado em uma bela imagem, gerou recentemente 1.500 postagens e foi curtido por 400 usuários do Pinterest, causando um aumento dramático no tráfego de seu website e na quantidade de pedidos.


9. Não se esqueça de incluir sua URL

Inclua também o nome e os preços dos itens na descrição, assim como algumas palavras-chave, "pois isso ajuda em termos de SEO, e facilita a vida de quem já está pronto para fazer a compra", diz Jayne Drew, sócia da Smashing Golf & Tennis, uma empresa de equipamento e vestuário de golfe que usa o Pinterest como parte do seu plano de marketing em mídias sociais (visite o mural da marca) e que vem experimentando bons resultados. Mas lembre-se: "ao vender um produto no Pinterest, você deve ser sutil, pois os usuários têm aversão à publicidade óbvia demais".


10. Seja um bom membro da comunidade Pinterest

Siga, curta e poste imagens de outros usuários. "Como qualquer outra rede social, a sua conta do Pinterest depende do envolvimento contínuo para crescer e prosperar", observa Kaylor. Por isso, é importante seguir os seus clientes e clientes potenciais, além de curtir e postar as imagens que combinam com a sua marca e a sua imagem.

"Fazer parte da comunidade é absolutamente essencial para qualquer marca ou varejista que use o Pinterest", acrescenta Sherrod DeGrippo, proprietário da Blue Key Studio, uma loja de decoração. "O Pinterest não deve ser usado simplesmente como uma ferramenta de marketing onde o vendedor posta os seus itens e vai embora", adverte Sherrod. "A comunidade do Pinterest é inteligente. Eles reconhecem esforços de marketing, e caso não acrescente valor, você será descartado".

É por isso que o Blue Key Studio possui diversos murais, não apenas focados em decoração, mas também em comida, moda e outros temas que podem ser do interesse de seus seguidores. "Nosso mural Dogs and Decor é um ótimo exemplo. Ele combina minhas duas paixões: design interior e cachorros".


11. Envolva seus funcionários

"Faça com que seus funcionários tenham contas do Pinterest e participem ativamente da comunidade", diz Zak Edwards, CEO da PrezzyBox , uma loja de presentes do Reino Unido que vem usando o Pinterest com bastante sucesso. "E faça com que eles postem as suas imagens".


12. Planeje a publicação de suas postagens para os horários em que seus clientes estarão online

Geralmente isso ocorre durante o horário de almoço, ao fim do dia de trabalho, e antes de dormir (pode ser difícil caso você tenha clientes em diversos fusos horários ou um público internacional).


13. Compartilhe dados

"Embora todos estejam falando sobre o Pinterest para o varejo e a moda, o site é um ótimo lugar para compartilhar dados em forma de gráficos e infográficos", diz Katherine Leonard, desenvolvedora de conteúdo digital da lonelybrand , uma empresa de marketing digital. "Como uma empresa de marketing B2B, compartilhamos nossos dados no Pinterest através de diversos murais super específicos que as pessoas podem visitar para obter os números de que precisam sobre um determinado assunto, como dados do Tumblr de 2012 ou orçamentos de marketing de 2012.

"Um de nossos morais, intitulado "PR&Ad Agencies on the Web", funciona como um repositório para todos os dados de que dispomos sobre esse assunto", diz ela. "Cada gráfico inclui o nome e o website de nossa empresa, além do título de nossa pesquisa, e também contém um link para uma postagem relacionada em nosso blog". A Lonelybrand também compartilha conteúdo de toda a web (e não apenas conteúdo próprio) e, segundo Leonardo, o Pinterest tem se mostrado uma forma eficiente de organizar e compartilhar dados.


14. Descubra quem está postando as suas imagens, e o que a concorrência e seus clientes estão postando

"Toda empresa deveria usar o Pinterest como ferramenta de inteligência competitiva, para ver não apenas o que os concorrentes estão postando, mas também o que os usuários estão postando dos sites dos concorrentes", afirma Tricia Meyer, consultora de marketing especializada em marketing afiliado na MeyerTech, LLC.

Para descobrir quem está postando as imagens de quem, simplesmente digite "http://pinterest.com/source/WEBSITEURL/" (substituindo "WEBSITEURL" pela URL do site que deseja investigar) em seu navegador.



Fonte: CIO Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um blogueiro feliz! Comente, participe, compartilhe, multiplique o conhecimento! Aqui vale dedo no olho, chute no saco, rasteira e jogar areia na cara... Só não vale esconder seu nome ou xingar a mãe do juiz. Comentários anônimos não serão aceitos.
Algumas postagens são republicações, não nos responsabilizamos por informações de terceiros.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...